SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Childbirth and Female Subjectivation. An Art Project with Mothers in Southern ChileFeminist Counterwritings: Education of Stone Girls author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

MOCINO-GONZALEZ, Isabel  and  DEBUS, Eliane Santana Dias. Biografias de mulheres para a infância no contexto brasileiro e galego. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e75262.  Epub May 01, 2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n275262.

Alcançar uma sociedade mais justa e equilitária depende, em grande parte, da educação que meninas e meninos recebem. É por esse motivo que este trabalho analisa, a partir de uma metodologia crítica-comparativa, as biografias ficcionalizadas de mulheres publicadas nos últimos anos no Brasil e na Galiza (Espanha), voltadas preferencialmente a crianças e jovens. Defende-se que esses títulos são instrumentos adequados para promover uma visão mais igualitária da relevância que mulheres e homens tiveram ao longo da história, sendo obras de qualidade literária e estética que devem ser conhecidas e utilizadas por professores e mediadores entre o livro e a leitura, para que meninas e meninos possam acessar referências femininas que foram silenciadas pelo patriarcado.

Keywords : ficcionalizadas; co-educação; mulheres; literatura brasileira para crianças e jovens; literatura galega para crianças e jovens.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )