SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2O futuro é feminino (e anticapitalista): A narrativa cli-fi escrita por mulheresAutonomía de la mujer duplicada y la seducción de lo extraño en Solaris, de Tarkovsky índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

KEMPINSKA, Olga Donata Guerizoli. A poesia de terror em Paul Éluard, Julia Hartwig e Anne Sexton. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e76548.  Epub 01-Mayo-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276548.

Ao indagar a complexa relação estética que se tece entre a poética do gótico e a poética do surrealismo, assegurada pelas experiências da crise do mito, do informe, e em consequência, do terror e do horror, neste artigo, proponho a leitura de alguns poemas que encenam essa difícil articulação. Paul Éluard, Julia Hartwig e Anne Sexton buscam, com efeito, os procedimentos aptos à encenação do doloroso desamparo subjetivo, que diz respeito, também, à questão dos limites do gênero. O regime da negatividade característico da poética gótica leva à recusa da busca por novos mitos e por novas imagens da criatividade feminina, típica do romantismo. Ao valorizar a representação do espaço, o gótico preparou o caminho da crítica, poética e feminista, dos discursos da psicanálise e da fenomenologia.

Palabras clave : surrealismo; gótico; gênero; terror; subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )