SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2Masculization and defeminilization in journalism in crisis in Brazil (2012-2017)Pioneering Feminist cinema in Latin America between the 1960s and 1980s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

OLIVEIRA, Hadassa Guimarães  and  LAPA, Tiago José. Representações da beleza feminina: C&A Brasil e Portugal (Primavera/Verão 2018). Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e76563.  Epub May 01, 2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276563.

Este trabalho tem como objetivo comparar e analisar a maneira como foram abordadas as formas da beleza feminina nas campanhas de Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da empresa varejista do segmento de moda, C&A, no Brasil e em Portugal. A questão-chave está em compreender como a empresa abordou a beleza feminina diante do público feminino, no qual foram englobadas mulheres e pessoas que se identifiquem como femininas, em ambos os países. O método de análise é de cunho exploratório, e quali-quantitativo, aplicando-se a análise de conteúdo relativamente às imagens presentes nas campanhas selecionadas, categorizando elementos para fins de comparação entre elas. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a empresa buscou sutilmente representar a diversidade das diferentes formas da beleza feminina e que ainda não abordou uma inclusão mais evidente dessa representatividade.

Keywords : publicidade; beleza feminina; representatividade; Facebook; C&A.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )