SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Masculização e desfeminilização no jornalismo em crise no Brasil (2012-2017)Cinema feminista pioneiro na América Latina entre as décadas de 1960 e 1980 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

OLIVEIRA, Hadassa Guimarães  e  LAPA, Tiago José. Representações da beleza feminina: C&A Brasil e Portugal (Primavera/Verão 2018). Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e76563.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276563.

Este trabalho tem como objetivo comparar e analisar a maneira como foram abordadas as formas da beleza feminina nas campanhas de Primavera/Verão 2018 das páginas do Facebook da empresa varejista do segmento de moda, C&A, no Brasil e em Portugal. A questão-chave está em compreender como a empresa abordou a beleza feminina diante do público feminino, no qual foram englobadas mulheres e pessoas que se identifiquem como femininas, em ambos os países. O método de análise é de cunho exploratório, e quali-quantitativo, aplicando-se a análise de conteúdo relativamente às imagens presentes nas campanhas selecionadas, categorizando elementos para fins de comparação entre elas. Os resultados deste trabalho evidenciaram que a empresa buscou sutilmente representar a diversidade das diferentes formas da beleza feminina e que ainda não abordou uma inclusão mais evidente dessa representatividade.

Palavras-chave : publicidade; beleza feminina; representatividade; Facebook; C&A.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )