SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2O conceito de classe social no feminismo camponês e popularPornografia e atos de fala: a perspectiva de Catharine MacKinnon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

WARMLING, Diego Luiz; COELHO, Mateus Gustavo  e  LOPES, Paula Helena. Beauvoir e a crítica à supervalorização masculina na psicanálise freudiana. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e77256.  Epub 22-Fev-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277256.

Para Freud, a mulher é fortemente influenciada pelo complexo de Édipo negativo, sendo destinada a viver a condição passiva da sexualidade, assim, ele não só não encoraja a autonomia feminina, como descreve a feminilidade tendo por base o modelo masculino. Destarte, a crítica de Beauvoir à psicanálise parte da ideia de que a possibilidade de algo como um destino feminino não existe. A filósofa afirma que a condição de imanência à qual as mulheres se encontram em nossa sociedade, está pautada na socialização à qual são submetidas, privando-as da transcendência. Partindo da leitura da obra de Beauvoir, buscamos compreender melhor a situação das mulheres considerando seus contextos históricos, a fim de reivindicar suas possibilidades ontológicas da liberdade, problematizando o lugar que lhes é imposto pela cultura e reforçado pela supervalorização masculina da psicanálise freudiana.

Palavras-chave : liberdade; imanência; transcendência; segundo sexo; existencialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )