SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Identidade de gênero de homens transexuais à luz de Paul PreciadoMigrantas na pandemia: interseccionalidades e cuidados na Grande Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MAQUEDA ALDASORO, Ayala  e  SAEZ DE LA FUENTE ALDAMA, Izaskun. Rumo a um novo marco para superar as sombras do feminismo institucional. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e76957.  Epub 01-Maio-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276957.

As agências de igualdade de gênero foram criadas para dar uma resposta institucional à situação de injustiça estrutural sofrida pelas mulheres. Estas instituições se disseminaram por todo o planeta e o seu papel para desafiar o status quo patriarcal foi questionado por alguns setores dos movimentos de mulheres, que têm detectado graves deficiências no seu funcionamento. O artigo analisa as linhas fundamentais do debate feminista e reúne as principais críticas que impedem o desenvolvimento do potencial ético do feminismo institucional. O artigo propõe uma abordagem de rendição social de contas (social accountability) em termos de perspectiva de gênero, e realiza uma releitura do referido marco a partir de algumas das principais categorias éticas que estão em sua base: injustiça estrutural, responsabilidade, representação e poder.

Palavras-chave : gênero; rendição social de contas; injustiça estrutural; representação; poder.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )