SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Notas sobre el trabajo de las mujeres en tiempos de pandemia: respuestas y estancamientosReflejando la maternidad y las redes sociales digitales desde el feminismo matricéntrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

GESSER, Marivete; ZIRBEL, Ilze  y  LUIZ, Karla Garcia. Cuidado na dependência complexa de pessoas com deficiência: uma questão de justiça. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e86995.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n286995.

O objetivo deste texto é problematizar o cuidado de pessoas com deficiência que experienciam a dependência complexa e defendê-lo como uma questão de justiça. Para tanto, estabelecemos um diálogo entre os estudos da deficiência e uma ética político-feminista do cuidado. Na primeira seção, apresentamos o cuidado a partir da perspectiva político-feminista. Em seguida, apontamos como o capacitismo e o familismo, em consonância com as políticas neoliberais, obstaculizam o acesso ao cuidado, algo acentuado em épocas de emergência no campo da saúde, como durante a pandemia de Covid-19. Por fim, com base no entendimento de que o cuidado público é uma questão de justiça para pessoas com deficiência, apresentamos alguns pressupostos ético-políticos que contribuem para qualificar o debate sobre o tema e fomentar a construção de políticas sociais emancipatórias.

Palabras clave : cuidado; pessoas com deficiência; dependência complexa; capacitismo; justiça.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )