SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Notas sobre o trabalho das mulheres em tempos de pandemia: respostas e impassesRefletindo maternidades e redes sociais digitais a partir do feminismo matricêntrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GESSER, Marivete; ZIRBEL, Ilze  e  LUIZ, Karla Garcia. Cuidado na dependência complexa de pessoas com deficiência: uma questão de justiça. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e86995.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n286995.

O objetivo deste texto é problematizar o cuidado de pessoas com deficiência que experienciam a dependência complexa e defendê-lo como uma questão de justiça. Para tanto, estabelecemos um diálogo entre os estudos da deficiência e uma ética político-feminista do cuidado. Na primeira seção, apresentamos o cuidado a partir da perspectiva político-feminista. Em seguida, apontamos como o capacitismo e o familismo, em consonância com as políticas neoliberais, obstaculizam o acesso ao cuidado, algo acentuado em épocas de emergência no campo da saúde, como durante a pandemia de Covid-19. Por fim, com base no entendimento de que o cuidado público é uma questão de justiça para pessoas com deficiência, apresentamos alguns pressupostos ético-políticos que contribuem para qualificar o debate sobre o tema e fomentar a construção de políticas sociais emancipatórias.

Palavras-chave : cuidado; pessoas com deficiência; dependência complexa; capacitismo; justiça.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )