SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Cuidado na dependência complexa de pessoas com deficiência: uma questão de justiçaMaternidade e cuidado na pandemia entre brasileiras de classe média e média alta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire de  e  CONRAD, Kalliandra Quevedo. Refletindo maternidades e redes sociais digitais a partir do feminismo matricêntrico. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.2, e86996.  Epub 01-Jun-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n286996.

A partir de resultados de pesquisa quantitativa aplicada com mais de duas mil mães em todo o Brasil, neste artigo, visamos discutir de que maneira a escrita de narrativas pessoais sobre a maternidade e suas respectivas interações nas redes sociais digitais incidem nos processos de subjetivação do papel social das mães que constroem e ressignificam esses discursos. Os objetivos compreendem apresentar o feminismo matricêntrico como base teórica e conceitual; refletir sobre a maternidade e as redes sociais digitais; e analisar os sentidos de maternidade produzidos pelas e nas trocas e interações nas redes sociais digitais. Assim, do tensionamento entre as bases teóricas do feminismo matricêntrico com o material empírico foi possível observar que as práticas discursivas sobre a maternidade nas redes sociais possibilitam a estas mulheres reconhecer e falar sobre desigualdades que experimentam e que conformam seus papéis e identidades.

Palavras-chave : maternidades; redes sociais digitais; feminismo matricêntrico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )