SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Latin American women in Southern Europe: an intersectional analysis of migrationsGender-Based Violence in Jorge Díaz’s Canción de cuna para un anarquista author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel de; MAKNAMARA, Marlécio  and  CHAVES, Silvia Nogueira. Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e80256.  Epub Sep 01, 2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256.

Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.

Keywords : currículo; narrativas seriadas; estudos culturais; gêneros; sexualidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )