SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Latinoamericanas en el Sur de Europa: un análisis interseccional de las migracionesLa violencia de género en Canción de cuna para un anarquista de Jorge Díaz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel de; MAKNAMARA, Marlécio  y  CHAVES, Silvia Nogueira. Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e80256.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256.

Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.

Palabras clave : currículo; narrativas seriadas; estudos culturais; gêneros; sexualidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )