SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Latinomericanas na Europa do Sul: uma análise interseccional das migraçõesA violência de gênero em Canción de cuna para un anarquista de Jorge Díaz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CARVALHO FILHO, Evanilson Gurgel de; MAKNAMARA, Marlécio  e  CHAVES, Silvia Nogueira. Maquinações generificadas no currículo das narrativas seriadas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e80256.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380256.

Filiados a uma perspectiva pós-crítica de pesquisa em Educação, significamos o artefato cultural das narrativas seriadas como um currículo. Investigamos a proveniência de um modo particular de produção de masculinidades a partir da categorização dos ‘homens difíceis’ das narrativas seriadas e perscrutamos o modo como o feminino também é enunciado nesse currículo. A partir das nossas aproximações com a esquizoanálise, argumentamos que esse currículo, ao se constituir como um “currículo-máquina” produtor de fabulações generificadas, tem sido estratificado por linhas duras, por linhas maleáveis e por linhas de fuga. Concluímos que esses discursos generificados têm apontado aquilo que é pensável e dizível acerca dos gêneros e das sexualidades de um determinado tempo.

Palavras-chave : currículo; narrativas seriadas; estudos culturais; gêneros; sexualidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )