SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Desenvolvimento e igualdade de gênero. Uma análise de dados em painel à luz do ODS5O cuidado sob o olhar dos Feminismos Africanos: Uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANCHES, Taísa de Oliveira Amendola; RODRIGUES, Theófilo Codeço Machado  e  VERDIER, Larissa de Andrade. Protagonismo feminino frente à pandemia de Coronavírus no Rio de Janeiro. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e79909.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n379909.

O presente artigo analisa os impactos da pandemia de Coronavírus e a agência das mulheres na sociedade civil e política em seu enfrentamento na cidade do Rio de Janeiro. O artigo está estruturado em três seções. A primeira analisa o impacto da pandemia às mulheres e apresenta dados específicos sobre o Rio de Janeiro. A segunda seção investiga os impactos específicos às mulheres faveladas e apresenta ações de enfrentamento na sociedade civil. Por fim, a terceira seção avalia a ação das parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foram utilizados dados referentes à produção legislativa e entrevistas com lideranças de favelas da cidade. Conclui-se que, num cenário em que o Poder Executivo esteve muitas vezes ausente, coube às mulheres na sociedade civil e no parlamento, as principais iniciativas de combate aos efeitos perversos da pandemia.

Palavras-chave : pandemia; gênero; sociedade civil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )