SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Protagonismo feminino frente à pandemia de Coronavírus no Rio de JaneiroHiperprivatização do cuidado: projetos de cuidado das demências e seus efeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

VILLAR-TORIBIO, Cristina del; MACIAS, Javier Saavedra  e  CALDERON-GARCIA, Marina. O cuidado sob o olhar dos Feminismos Africanos: Uma revisão sistemática. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e77471.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n377471.

Este estudo realiza uma revisão sistemática da pesquisa sobre práticas de cuidado de autores/as africanos/as com uma perspectiva feminista. A questão de pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia conhecida com o acrônimo PICo: participantes, fenômeno de interesse e contexto. No nosso caso, são mulheres, feminismo e práticas de cuidado e a África Subsaariana, respectivamente. Após o processo de filtragem dos 102 artigos selecionados, 20 estudos preencheram os critérios de inclusão. Eles foram organizados em três grandes categorías, usando análise temática: epidemia de HIV; crise de reprodução social e cuidados afro-comunitários. Os trabalhos examinados exploram práticas culturais e papéis tradicionais de gênero como fatores de risco ou proteção para a contração do HIV; a sobrecarga de trabalho que as mulheres africanas enfrentam em relação à crise da reprodução social; e as propostas afro-comunitárias em relação os cuidados.

Palavras-chave : cuidado; feminismos africanos; estudos de gênero; HIV; afro-comunitarismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )