SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Autossacrifício feminino durante o sofrimento de câncer de mama“Na hora de fazer não chorou”: a violência obstétrica e suas expressões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

FRANCO, Suelen; VIEIRA, Carla Maria  e  OLIVEIRA, Maria Rita Marques de. Objetificação da mulher: implicações de gênero na iminência da cirurgia bariátrica. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e79438.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n379438.

A cirurgia bariátrica, realizada predominantemente em mulheres (80% no Brasil e 77% no contexto mundial), representa, além da prevenção de riscos aos agravos de saúde, uma promessa de bem-estar subjetivo. Neste trabalho, analisou-se, a partir da perspectiva de teorias feministas e psicodinâmicas, associadas à literatura da saúde, narrativas e expressões não verbais de um grupo de mulheres na iminência de tal cirurgia. Os resultados obtidos mostraram que aquele grupo de mulheres buscava a cirurgia como um dispositivo para alcançar a magreza como o padrão feminino idealizado socialmente. O corpo gordo foi reconhecido como uma condição não humana e a cirurgia simbolizada como a libertação dessa condição e o resgate da sexualidade. Concluiu-se, portanto, que as questões de gênero devem ser reconhecidas para apoiarem as equipes de saúde a fim de se mitigar expectativas irreais e melhorar o desfecho do tratamento da obesidade grave.

Palavras-chave : Cirurgia bariátrica; Obesidade; Gênero; Mulheres; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )