SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Objetivación de la mujer: implicaciones de género en la inminencia de la cirugía bariátricaContribución de la danza contemporánea al bienestar de mujeres maltratadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MEDEIROS, Rita de Cássia da Silva  y  NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. “Na hora de fazer não chorou”: a violência obstétrica e suas expressões. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e71008.  Epub 01-Sep-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n371008.

O artigo tem o objetivo de analisar a violência obstétrica e suas diversas expressões sob a ótica de puérperas. Captadas através de entrevistas semiestruturadas com 12 puérperas acompanhadas por uma Unidade Básica de Saúde em um município do nordeste brasileiro, as questões versaram sobre o perfil socioeconômico, a experiência vivenciada no parto e a percepção que as mesmas detinham sobre a violência obstétrica. Identificamos que a violência obstétrica é recorrente na assistência hospitalar e expressa desigualdades e opressões nas relações de gênero e entre profissionais e usuárias dos serviços de saúde. O enfrentamento da violência obstétrica demanda atribuir maior visibilidade a esta problemática, incluindo-a nos processos de formação e nos espaços de trabalho destes profissionais, bem como entre as mulheres, na busca de propiciar a identificação e o enfrentamento desta forma de violência.

Palabras clave : violência contra a mulher; violência obstétrica; parto; trabalho de parto; parto humanizado; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )