SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Objetificação da mulher: implicações de gênero na iminência da cirurgia bariátricaContribuição da dança contemporânea para o bem-estar de mulheres agredidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MEDEIROS, Rita de Cássia da Silva  e  NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. “Na hora de fazer não chorou”: a violência obstétrica e suas expressões. Rev. Estud. Fem. [online]. 2022, vol.30, n.3, e71008.  Epub 01-Set-2022. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n371008.

O artigo tem o objetivo de analisar a violência obstétrica e suas diversas expressões sob a ótica de puérperas. Captadas através de entrevistas semiestruturadas com 12 puérperas acompanhadas por uma Unidade Básica de Saúde em um município do nordeste brasileiro, as questões versaram sobre o perfil socioeconômico, a experiência vivenciada no parto e a percepção que as mesmas detinham sobre a violência obstétrica. Identificamos que a violência obstétrica é recorrente na assistência hospitalar e expressa desigualdades e opressões nas relações de gênero e entre profissionais e usuárias dos serviços de saúde. O enfrentamento da violência obstétrica demanda atribuir maior visibilidade a esta problemática, incluindo-a nos processos de formação e nos espaços de trabalho destes profissionais, bem como entre as mulheres, na busca de propiciar a identificação e o enfrentamento desta forma de violência.

Palavras-chave : violência contra a mulher; violência obstétrica; parto; trabalho de parto; parto humanizado; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )