SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Preferentemente no madres: mujeres docentes y eugenésicasMujeres evangélicas en busca de la perfección índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

FERREIRA, Ana Paula  y  CHAVES, Ana Maria Brochado Mendonça. Pedras no sapato feminino para as trilhas na Educação a Distância (EAD). Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.1, e83044.  Epub 01-Ene-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183044.

Este artigo pretende refletir sobre as mulheres e sua entrada na Educação a Distância que pode (ou não) se apresentar como uma possibilidade de acesso ao ensino superior. De modo a termos uma compreensão mais cabal sobre condições objetivas da mulher no mundo do trabalho capitalista serão evidenciados sob análise conceitual os estudos de Heleieth Saffioti (1976; 1984; 2015) e Silvia Federici (2017; 2021) aliando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, procura-se compreender a entrada das mulheres no ensino superior a distância, avaliando, por fim, alguns elementos do cenário pandêmico, a superintensificação dos afazeres domésticos, cuidados com familiares e o trabalho precário.

Palabras clave : gênero; capitalismo; patriarcado; educação a distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )