SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Preferencialmente não mães: mulheres, docência e eugeniaMulheres evangélicas em busca da perfeição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

FERREIRA, Ana Paula  e  CHAVES, Ana Maria Brochado Mendonça. Pedras no sapato feminino para as trilhas na Educação a Distância (EAD). Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.1, e83044.  Epub 01-Jan-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n183044.

Este artigo pretende refletir sobre as mulheres e sua entrada na Educação a Distância que pode (ou não) se apresentar como uma possibilidade de acesso ao ensino superior. De modo a termos uma compreensão mais cabal sobre condições objetivas da mulher no mundo do trabalho capitalista serão evidenciados sob análise conceitual os estudos de Heleieth Saffioti (1976; 1984; 2015) e Silvia Federici (2017; 2021) aliando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, procura-se compreender a entrada das mulheres no ensino superior a distância, avaliando, por fim, alguns elementos do cenário pandêmico, a superintensificação dos afazeres domésticos, cuidados com familiares e o trabalho precário.

Palavras-chave : gênero; capitalismo; patriarcado; educação a distância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )