SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Ciência, gênero e raça nas conversações sobre Estrelas Além do TempoHistórias de vida de mulheres Sem Terra: divisão sexual do trabalho na agroecologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LAGO, Mara Coelho de Souza; MONTIBELER, Débora Pinheiro da Silva  e  MIGUEL, Raquel de Barros Pinto. Pardismo, Colorismo e a “Mulher Brasileira”: produção da identidade racial de mulheres negras de pele clara. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.2, e83015.  Epub 01-Maio-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n283015.

Neste artigo, baseado em estudos, leituras e discussões ocorridas em reuniões de orientação coletiva entre as autoras, trazemos reflexões preliminares à realização de pesquisa sobre a população parda e o tema do “pardismo” na sociedade brasileira. Buscamos refletir a respeito dos processos de invisibilização da negritude com base na ambiguidade de traços fenotípicos. Como todas as opressões que operam na sociedade ocidental colonial, a violência simbólica da desracialização, combinada com as opressões de gênero, pode provocar efeitos psicossociais significativos em pessoas que ocupam posições de gênero não hegemônicas. Com foco em mulheres negras de pele clara, procuramos refletir sobre as formas como a negação da identidade racial incide sobre os processos de subjetivação dessas mulheres em uma sociedade marcada pela colonialidade. Refletimos ainda sobre a adequação do conceito de “colorismo” à realidade brasileira.

Palavras-chave : pardismo; colorismo; racismo; embranquecimento; negras de pele clara.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )