SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue2Women’s social roles in the memories of Ruth Escobar and Leonor XavierDeconstructing stereotypes and making domination visible through literary translation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

SOUZA, Carolina de  and  SANTOS, Manoel Antônio dos. Sutilezas do relacionamento afetivo-sexual entre mulheres em Retrato de uma Jovem em Chamas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.2, e86227.  Epub May 01, 2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n286227.

Os discursos normativizantes que oprimem as mulheres lésbicas prescrevem como legítima a heterossexualidade como base de funcionamento da organização social. Para reforçar a heteronormatividade, a existência lésbica é mantida invisibilizada ou desqualificada como sexualidade volúvel. O objetivo deste estudo é analisar as sutilezas do relacionamento afetivo entre mulheres como insurgências frente a esse apagamento. Para tanto, parte-se da leitura do filme Retrato de uma Jovem em Chamas, com base nas teorias feministas de gênero. Tendo como método a etnografia de tela, as análises foram amparadas na descrição de diálogos/cenas extraídos/as da narrativa cinematográfica. Inspiradas na arte, as protagonistas criam soluções criativas para desatar os nós das amarras que as impedem de viverem plenamente a relação. A obra celebra a potência subversiva do amor entre mulheres, não apenas pelo vértice do vínculo amoroso, mas também de diferentes alianças e relações de cumplicidade e sororidade possíveis.

Keywords : lesbianidade; feminismo; heteronormatividade; etnografia de tela.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )