SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Papéis sociais das mulheres em memórias de Ruth Escobar e Leonor XavierDesconstruir estereótipos e tornar visível a dominação através da tradução literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SOUZA, Carolina de  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Sutilezas do relacionamento afetivo-sexual entre mulheres em Retrato de uma Jovem em Chamas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.2, e86227.  Epub 01-Maio-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n286227.

Os discursos normativizantes que oprimem as mulheres lésbicas prescrevem como legítima a heterossexualidade como base de funcionamento da organização social. Para reforçar a heteronormatividade, a existência lésbica é mantida invisibilizada ou desqualificada como sexualidade volúvel. O objetivo deste estudo é analisar as sutilezas do relacionamento afetivo entre mulheres como insurgências frente a esse apagamento. Para tanto, parte-se da leitura do filme Retrato de uma Jovem em Chamas, com base nas teorias feministas de gênero. Tendo como método a etnografia de tela, as análises foram amparadas na descrição de diálogos/cenas extraídos/as da narrativa cinematográfica. Inspiradas na arte, as protagonistas criam soluções criativas para desatar os nós das amarras que as impedem de viverem plenamente a relação. A obra celebra a potência subversiva do amor entre mulheres, não apenas pelo vértice do vínculo amoroso, mas também de diferentes alianças e relações de cumplicidade e sororidade possíveis.

Palavras-chave : lesbianidade; feminismo; heteronormatividade; etnografia de tela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )