SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2Transnacionalidad, interseccionalidad y activismo en la política de salud para las mujeresPor la desfamilización de la política de asistencia social en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MACHADO, Bárbara Araújo  y  MANO, Maíra Kubík Taveira. Feminismos anticapitalistas contra a precarização da vida. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.2, e92877.  Epub 30-Jul-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n292877.

Na última década, o Brasil viveu um processo de desdemocratização e de avanço das políticas neoliberais, que levaram a uma precarização da vida. À desqualificação das mulheres, das lutas feministas e dos estudos de gênero, presente nos discursos da extrema-direita e de seus representantes, combina-se a privatização dos serviços públicos ou a restrição ao seu acesso, ampliando as tarefas não remuneradas de cuidado. Diante de tal quadro, que atinge particularmente as mulheres e as pessoas que exercem funções reprodutivas, torna-se urgente estabelecer um diálogo entre teorias feministas materialistas que têm no mundo do trabalho seu eixo central. O presente artigo propõe um encontro entre o feminismo materialista francófono e a teoria marxista da reprodução social, buscando contribuir para a análise e, desde a teoria da práxis, para transformar a realidade social.

Palabras clave : feminismo; gênero; neoliberalismo; marxismo; materialismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )