SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Narrativas periodísticas ecofemistas subdesarolladas. O a posterioriDiscursos que pesan: realismo agencial y procesos de materialización corporal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

CORREA, Vanessa da Costa Rosa; JURDI, Andrea Perosa Saigh  y  SILVA, Carla Cilene Baptista da. Narrativas de mulheres com deficiência física e visual sobre suas Maternidades. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e89510.  Epub 01-Sep-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n389510.

Embora, no Brasil, as mulheres representem cerca da metade das pessoas com deficiência, faltam dados sobre assistência e necessidades específicas dessa população em fase reprodutiva, dificultando a formulação de políticas públicas. O presente estudo teve por objetivo investigar as particularidades do ciclo gravídico-puerperal de mulheres com deficiência. Foram colhidas narrativas de seis mulheres com deficiência visual e física, moradoras de Santos, São Vicente e Praia Grande. A partir dos resultados, foi possível identificar experiências tanto positivas quanto negativas na assistência ao parto e pós-parto dessas mulheres, ligadas ao tipo de acolhimento que receberam. A pesquisa demonstrou a necessidade de mais estudos sobre essa temática e traz importantes contribuições para as áreas da Reabilitação e da Saúde da Mulher.

Palabras clave : maternidade; pessoas com deficiência visual; pessoas com deficiência física; reabilitação; saúde da mulher.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )