SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Women Editors as SpectatorsFeminoabjections, lgbticides, and mariellecides: post-categories capable of stressing realities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

HENNING, Ana Clara Correa; COLLARES, Lara Veiras  and  BOEIRA, Eponina Vitola. Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e88051.  Epub Sep 01, 2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n388051.

Problematizamos, por meio deste artigo, a existência ou inexistência de disciplinas versando sobre gênero em grades curriculares de cursos de direito de sete universidades federais, situadas nos três estados da Região Sul do Brasil. Diante da atual publicação das diretrizes curriculares para cursos de direito brasileiros, efetuamos a análise documental em projetos pedagógicos, grades curriculares, ementas e planos de ensino previstos pelos cursos das instituições de ensino pesquisadas. Por meio da revisão bibliográfica e de metodologia fundamentada em análise documental, pautadas no viés pós-estruturalista e interdisciplinar, buscamos compreender o como da formação dos currículos acadêmicos. A partir dos resultados empíricos auferidos, questionamos as disputas que elegem alguns conteúdos como centrais e outros como saberes hierarquicamente inferiores na formação jurídica.

Keywords : gênero; currículo; ensino jurídico; estudos pós-estruturalistas; pesquisa documental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )