SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3Gênero, currículo e educação jurídica: olhares empíricosCasas vacías, de Brenda Navarro: Maternidade não normativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GARCIA-SEVERINO, Fulvio Cesar; CATOIA, Cinthia de Cassia  e  KAWAKAMI, Érica Aparecida. Feminoabjeções, lgbticídios e mariellecídios: pós-categorias para tensionar realidades. Rev. Estud. Fem. [online]. 2023, vol.31, n.3, e85005.  Epub 01-Set-2023. ISSN 1806-9584.  https://doi.org/10.1590/1806-9584-2023v31n385005.

A partir da análise da criminalização da lgbtfobia sob fundamento da legislação antirracismo pelo STF, discutimos as implicações e os efeitos discursivos do entendimento da homotransfobia como espécies de racismo. Propomos refletir sobre as possibilidades que eles produzem por meio da criação de pós-categorias de modo a tensionar as realidades em oposição à lógica categorial fundada na modernidade colonial. Fobia torna-se insuficiente para a totalidade do que precisa abarcar. Destacamos que as pós-categorias lgbticídios e mariellecídios (no plural) denunciariam discursivamente mortes e assassinatos decorrentes de diferentes formas de abjeção e subalternização. Da mesma forma, as feminoabjeções constituem-se em engrenamentos que mantêm os grupos em aliança pelo que os diferencia sem desconsiderar suas différances histórico-políticas.

Palavras-chave : feminoabjeções; lbgticídios; mariellecídios; raça/racismo; homotransfobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )