SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Fontes de recursos financeiros para a educação no Brasil: captação e aplicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

WAISELFISZ, Jacobo. Sistemas de avaliação do desempenho escolar e políticas públicas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1993, vol.01, n.01, pp.05-22. ISSN 0104-4036.

A necessidade de maior transparência dos serviços públicos, a ênfase na qualidade do ensino e as políticas de descentralização originaram, em diversos países do mundo, o desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação do desempenho escolar. Dentro deste esquema de avaliações amplas, recorrentes e periódicas, destacam-se, na América Latina, os casos de Chile, Costa Rica, México e Brasil, que implementaram modelos diferenciados, mas com idêntica finalidade: monitoria do desempenho escolar para informar ao público, às escolas e às autoridades sobre os avanços e problemas no âmbito da educação de 1º Grau. As evidências levantadas pelo SAEB do Brasil, apoiadas pelos resultados de uma diversidade de pesquisas e avaliações de caráter nacional e internacional, permitem afirmar que as estratégias de melhoria da qualidade do ensino, centradas no aprimoramento dos "insumos" (capacitação docente, material didático, infraestruturafisica das escolas, etc.) resultam inócuas se não se atua na transformação dos "processos", isto é, a matriz organizacional da escola, que articula esses insumos e os transforma em resultados tangíveis.

        · texto em Português     · Português ( pdf )