SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Avaliação: mitos e armadilhasUma experiência na gestão de um sistema estadual de educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CALSING, Elizeu Francisco. Situação da avaliação de programas sociais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1993, vol.01, n.01, pp.55-66. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho procura mostrar que, a partir da avaliação de programas sociais, despontam inúmeras perplexidades da política social brasileira e seu papel extremamente pobre, incompatível com os progressos na área do planejamento e com os avanços democráticos da sociedade. Partindo do pressuposto de que são tarefas complexas a implementação de programas sociais e a identificação da população alvo a quem se destinam, apresenta várias técnicas de avaliação de programas sociais. Para cada uma delas, como análise de custo beneficio, taxa de eficiência, taxa de eficácia, método distancial, índice de situação educacional, procura-se examinar sua aplicabilidade e limitações como instrumentos capazes de subsidiar o planejamento e o processo de tomada de decisões na área social. Por último, apresenta-se um conjunto de condições para a implantação de uma sistemática de avaliação de programas sociais.

        · texto em Português     · Português ( pdf )