SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02A Teoria da Resposta ao Item: medidas invariantes do desempenho escolarO papel da avaliação no enfrentamento da crise educacional: a experiência de alguns países índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Paradigmas em educação: avaliação e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.02, pp.29-40. ISSN 0104-4036.

Visa este trabalho a contribuir para a discussão em torno dos paradigmas de avaliação, a partir das concepções dos paradigmas da educação brasileira. O estudo inicia-se com a apresentação da origem etimológica do termo educação: educare e educere, identificando aqueles paradigmas relacionados com tais abordagens. Há uma ênfase maior no paradigma "crítico social dos conteúdos", ressaltando, inclusive, alguns posicionamentos de educadores que o fundamentaram. A avaliação, como parte do processo educacional, é um dos componentes que se insere na análise dos paradigmas estudados. A proposta apresentada envolve um novo conceito de avaliação voltado para a totalidade do Ser, isto é, o homem que pensa, aquele que se emociona e que tem sentimentos. A ênfase não deve estar centrada nos aspectos cognitivos da educação e sim em todos os aspectos que a compõe. Evidencia-se a  dificuldade da implanação deste paradigma, embora ressalte-se sua importância com o respaldo teórico, dentre outros, de Gardner, na identificação de múltiplas inteligências. Este estudo pretende estimular o debate dos paradigmas da avaliação, numa perspectiva da Totalidade do Ser.

        · texto em Português     · Português ( pdf )