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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

NISKIER, Arnaldo. Quem tem medo da avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.03, pp.59-72. ISSN 0104-4036.

Há uma discussão crítica, no Brasil, em torno das noções de avaliação, abrangendo especialmente o ensino superior. Se o processo funciona de forma adequada na pós-graduação, por que não pode ser implementado nos cursos de graduação? Por que os receios? Neste ensaio, procuramos com a experiência de ter presidido durante três anos a Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação, analisar possíveis causas e fornecer elementos preciosos para localizar as resistências à implantação da avaliação no ensino superior brasileiro. É preciso conhecer também as razões pelas quais foi engavetado pelo Ministério de Educação um estudo do Conselho Federal de Educação, propondo novos mecanismos de avaliação continuada do ensino superior brasileiro. Quando ele foi elaborado, o CFE recebeu sinais altamente positivos do MEC, mas o estudo foi bombardeado pelas autoridades de então,jamais tendo curso a sua análise. É por isso que se pergunta enfaticamente quem tem medo da avaliação, num país que parece ter mesmo ojeriza a essa palavra

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