SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número04Avaliação retorna ao cenário da educação; a experiência de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

RIBEIRO, Sergio Costa. Educação e cidadania. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.04, pp.05-22. ISSN 0104-4036.

O autor analisa a relação entre a universalização da educação para todos e a formação de estados-nações, em um contexto histórico. Apresenta o novo paradigma produtivo e sua dependência de uma educação de qualidade. O autor faz um retrospecto da educação no Brasil, mostrando que não havia preocupação com a educação das massas. Menciona o erro das estatísticas educacionais oficiais, seus diagnósticos errados e suas conseqüências. Explica que o erro é devido ao conceito errado de repetente. Indica que essas estatísticas podem ser corrigidas e que também podem ser obtidas através do PROFLUXO, que se vale de dados de base domiciliar (PNADs) do IBGE. Apresenta então diagnósticos corretos e conclui ser a repetência o principal entrave à universalização da educação no país. O autor menciona que o novo paradigma produtivo nos dá talvez a última chance de inserir a nação no mundo moderno. Nesse contexto, discute o conceito de cidadania e sua relação com a Pedagogia da Repetência. Indica ações que podem e devem ser tomadas para se conseguir a almejada revolução educacional.

        · texto em Português     · Português ( pdf )