SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número04Avaliação retorna ao cenário da educação; a experiência de Minas GeraisPressupostos éticos na organização do Estado: implicações para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

JIMENEZ FERNANDEZ, Carmen. Las diferencias individuales y sociales y la evaluación en educación. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.01, n.04, pp.33-42. ISSN 0104-4036.

Pretendeu-se mostrar caminhos para tomar menos arbitrárias e mais técnicas as decisões avaliativas dos professores a respeito do progresso dos seus alunos. Indicou-se que avaliação de referência a critério é a aconselhada quando o objetivo é comprovar se o aluno domina ou não os objetivos e/ou requisitos que se consideram imprescindíveis para dominar uma unidade ou seguir determinado programa. Se trata de selecionar o melhor, porque é maior a procura do que a oferta, a avaliação normativa é a indicada. Nem uma nem outra prestam a devida atenção ao perfil pessoal do aluno. Esta atenção só existirá se considerar no diagnóstico inicial e na avaliação contínua as capacidades, em sentido amplo, que o aluno possui, dentro de um contexto social que não favorece nem compreende de igual modo o papel de aluno. Por outro lado, vale lembrar o esquecimento em que se encontram os alunos mais dotados, devido à indiferenciação educacional existente nos nossos centros escolares.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )