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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALENCAR, Maristela Lage; PEREIRA, Teresa Maria Monteiro; LAGE, Ana Maria Vieira  y  ESTEVES, Regina Célia Cardoso. Avaliação e intervenção em classes especiais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1994, vol.02, n.01, pp.63-77. ISSN 0104-4036.

Através dessa pesquisa, procurou-se investigar a situação das classes especiais para deficientes mentais educáveis numa escola da rede estadual de ensino no Município de Fortaleza. Objetivou-se traçar o perfil do aluno, do professor e da classe especial e implantar uma intervenção psicopedagógica baseada nos princípios de normalização e integração do indivíduo no contexto social. Procurou-se, desse modo, contribuir para o redimensionamento do processo educativo que atende aos alunos com necessidades especiais. Participaram da pesquisa trinta e nove sujeitos dos níveis I, II e III da classe especial. Os procedimentos metodológicos envolveram; entrevista com pais e professores; observação em sala de aula e em atividades recreativas; avaliação diagnóstica dos alunos; orientação de pais e professores, e encaminhamento dos alunos para outros recursos educacionais da comunidade. Obteve-se como resultado principal a permanência em classe especial de apenas 28% dos sujeitos da pesquisa. Constatou-se a necessidade de reestruturação do encaminhamento e do atendimento dos alunos com necessidades especiais.

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