SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número06Perspectivas teórico-metodológicas da avaliação nas universidades britânicas: subsídios à reflexãoA pedagogia da repetência ao longo das décadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FLETCHER, Philip R.. Procedimentos para estabelecer a equivalência de provas com modelos da resposta ao item. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.06, pp.41-54. ISSN 0104-4036.

Freqüentemente, nas avaliações de maior porte, as circunstâncias exigem formas alternativas da mesma prova ou provas de dificuldade variável. No primeiro caso, as formas são elaboradas para o mesmo nível de dificuldade mas variam por razões imprevisíveis. No segundo, as formas distintas são  elaboradas para variar tanto em conteúdo quanto em dificuldade, muitas vezes por uma margem bastante expressiva. Nessas circunstâncias, o emprego de um método para estabelecer a comparabilidade dos resultados das múltiplas formas de prova se torna imprescindível. Recentes avanços em psicometria facilitam a tarefa de colocar todos os resultados na mesma escala, baseados na propriedade da invariância dos parâmetros de item obtida com a aplicação dos modelos de resposta ao item.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )