SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número06Avaliação dialética responsiva: uma alternativa para mudanças na educação municipalProjeto Futura: uma nova concepção de atendimento pré-escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FALCAO FILHO, José Leão Marinho. A avaliação dos avaliadores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.06, pp.73-78. ISSN 0104-4036.

O artigo levanta dúvidas sobre o uso que se faz da avaliação da aprendizagem feita pelo professor, como único parâmetro para medir a qualidade dessa aprendizagem. O autor lembra que a avaliação da aprendizagem pressupõe a avaliação do ensino, com a conseqüente avaliação do professor e das suas condições de trabalho, ou seja, da escola e de seus dirigentes. O artigo relaciona algumas pesquisas que chamam a atenção para os fatores de ordem psico-sócio-política que interferem no julgamento dos professores; e, finalmente, o autor chama a atenção para a influência que a formação do professor tem na determinação de seus critérios de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )