SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número07Reforma educacional; cultura da escola e cultura urbana: uma proposta de política pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. Possibilidades de contribuição da análise institucional à avaliação e gestão de instituições educativas: retomando conceitos e avaliando resultados. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.07, pp.133-142. ISSN 0104-4036.

Existe um crescente interesse em relação à análise da dinâmica interna de funcionamento das instituições educativas, refletindo em seminários recentemente realizados. Quando se fala em avaliação institucional, em autoconsciência ou em autogestão, são levantadas algumas questões comuns às que são objeto de estudo da análise institucional. Este artigo tem por objetivo, a partir do mapeamento das atuais abordagens de análise institucional discutir algumas possibilidades de sua contribuição à área de administração educacional. Primeiramente tomou-se como exemplo pesquisa onde se  procedeu à reanálise dos dados relativos ao engajamento de determinado grupo de funcionários de uma instituição educativa, sob a ótica de uma das abordagens de análise institucional. Em seguida, são apresentados os primeiros dados sobre nova pesquisa que se propõe a avaliar a produção acadêmica que utiliza esta abordagem no estudo de instituições educativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )