SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número07Democratização da educação e educação democrática: duas faces de uma mesma moeda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

CASTRO, Maria Helena Magalhães. Avaliação institucional para a autogestão: uma proposta. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.07, pp.157-172. ISSN 0104-4036.

Os sistemas educacionais e as instituições de ensino são complexos e diferenciados demais para que lhes seja atribuída uma única definição de qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade. Dentre as várias formas de controle e incentivo à qualidade hoje existentes, o sistema de "accreditation" norte-americano tornou-se, nos últimos anos, umas das formas que vem sendo mais amplamente adotada (e adaptada) na Europa Oriental, Ásia e América Latina. Isso se deve, precisamente, ou seu caráter não-normativo e comprovada eficácia em promover qualidade em bases sustentadas. Accreditation existe em duas modalidades: na de avaliação e credenciamento de instituições e na de avaliação e credenciamento de programas de curso. Trata-se, em ambos os casos, de avaliações realizadas por entidades não-governamentais, em caráter voluntário, com assistência de "pares" e com validade temporária. Seu objetivo é mais o de oferecer apoio e parceria para a melhoria da qualidade da gestão institucional ou dos currículos e programas de curso, do que o de julgar e classificar. A educação e os sistemas educacionais são complexos e diferenciados demais para terem sua qualidade definida em uma fórmula única. (Charles Cook, 88).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )