SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número08Processo de avaliação institucional: agente de política universitáriaImplantação de políticas educacionais no Brasil: o planejamento como ação governamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ELLIOT, Lígia Gomes  y  FILIPECKI, Ana Tereza. Ensinando e avaliando o pensamento crítico. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.08, pp.263-272. ISSN 0104-4036.

Neste artigo, a ênfase reside na mudança de enfoque do ensino e da avaliação, recomendada para instituição e professores que estejam preocupados com a formação de alunos críticos e autônomos, capazes de fazer uso de habilidades de investigação nas diversas áreas curriculares. As autoras apresentam o conceito de pensamento crítico, explicando-o por meio de uma metáfora desenvolvida por Clarke e Biddle (1993). Acompanhando a metáfora utilizada, alguns exemplos criados e usados por professores para o desenvolvimento do pensamento crítico são também apresentados. Esses exemplos deixam claro a aplicação de princípios básicos para um ensino não convencional em que a aprendizagem é um processo pessoal de construção ativa de significados, feita pelo aluno, que requer que ele pense, mais do que relembre, de modo a desenvolver a compreensão de situações, fatos e procedimentos. A auto-avaliação e a avaliação formativa desse ensino que contempla o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos se tornam fundamentais como forma de acompanhamento das mudanças pessoais que cada um deles vivencia durante as várias experiências instrucionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )