SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número08Ensinando e avaliando o pensamento críticoRepensando o ensino de segundo grau: subsídios para discussão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ALGARTE, Roberto A.. Implantação de políticas educacionais no Brasil: o planejamento como ação governamental. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.08, pp.273-284. ISSN 0104-4036.

O planejamento educacional, como parte de um plano mais geral de desenvolvimento, não tem conseguido colocar a educação como agência governamental de promoção humana e formação da consciência nacional. Pela análise dos Planos Setoriais de Educação desde a década de 70, o que se pode verificar é que o planejamento educacional tem atuado apenas no sentido de ajustar a escola às demandas quantitativas e às crises cíclicas da economia brasileira. Os planos educacionais vão se sucedendo, colocados sempre como prioridades de governo. Contudo, suas metas e proposições vão, também, se repetindo plano após plano, governo após governo, numa demonstração de que não se adotam mecanismos avaliativos para a viabilização das ações definidas. E, nesta repetição incessante, parece estar a longevidade do fracasso da escola como instituição social com responsabilidades comunitárias a cumprir.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )