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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Repensando o ensino de segundo grau: subsídios para discussão. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.08, pp.285-312. ISSN 0104-4036.

O presente trabalho discute, em sua primeira parte, os três principais desafios para repensar políticas adequadas para o segundo grau: missão tríplice de educar para a vida, para o trabalho e de preparar o aluno para o ensino superior; o desafio da expansão; e o desafio da qualidade. A análise da experiência internacional, particularmente dos países industrializados da OCDE, na segunda parte, reforça a importância de equacionar simultaneamente políticas relacionadas com currículos diversificados, exames e regras de acesso ao ensino superior. A terceira parte do trabalho estabelece o pano de fundo dentro do qual deve se situar uma discussão informada a respeito de políticas do segundo grau. Esta discussão inclui a questão da melhoria do ensino de primeiro grau, a diversificação curricular, as formas de avaliação do segundo grau, as regras de acesso ao ensino superior e o equacionamento do financiamento para a expansão com qualidade desse nível de ensino. O artigo conclui apresentando um elenco de sugestões para atuação do governo e setor privado. Mais do que novas leis, regras e normas, cabe simplificar o arcabouço normativo, equacionar o financiamento deste nível de ensino, incentivar currículos e programas variados, implementar formas alternativas e plurais de avaliação e de acesso ao ensino superior e promover a participação do setor produtivo na formulação de políticas e na implementação de mecanismos de certificação ocupacional.

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