SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número08Formação de professores e avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

DEMO, Pedro. Lógica e democracia da avaliação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.08, pp.323-330. ISSN 0104-4036.

O objetivo deste artigo é definir avaliação como processo permanente de sustentação do desempenho do aluno, buscando caracterizar o compromisso educativo de todo processo avaliativo escolar. Avaliação faz parte intrínseca da qualidade, já que esta, sendo atributo humano histórico, só se cria e mantém, se for constantemente recuperada. Distingue-se, para fins de análise, lógica e democracia da avaliação. Por lógica da avaliação entendemos a coerência necessária entre avaliar e ser avaliado, que se origina da própria lógica do conhecimento questionador. O conhecimento só pode questionar coerentemente, se, antes de mais nada, souber questionar-se ou procurar ser questionado. Assim como não se pode produzir um questionamento inquestionável, não é factível uma avaliação que não possa ser avaliada. Por democracia da avaliação entendemos o compromisso educativo dela, principalmente a necessária transparência dos critérios e procedimentos, resumidos na proposta: a avaliação deve ser feita de tal sorte que o avaliado possa se defender. Ao mesmo tempo, defende-se que a avaliação não pode restringir-se a formas autodefensivas de auto-avaliação. O olhar externo também é essencial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )