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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BIZERRA, Maria da Conceição; CARVALHO, Maria Helena da Costa  e  GALINDO, Maria Lúcia Cavalcanti. Avaliação do currículo: instrumento de mudança do curso de pedagogia; a experiência da Universidade Católica de Pernambuco. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.09, pp.393-400. ISSN 0104-4036.

Este artigo apresenta a experiência de avaliação do currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco. Trata se de uma avaliação com o caráter de pesquisa participante, inspirada no paradigma de "avaliação emancipatória". Com esta metodologia busca-se instalar um amplo e permanente debate sobre a formação do educador através de um conjunto de ações voltadas para: descrição e análise crítica da realidade do curso; construções de soluções negociadas; implantação e avaliação sistemática das soluções negociadas. Essas ações são orientadas pela concepção de avaliação como elemento propulsor de mudanças, geradas a partir da vontade política de seus principais agentes: professores e alunos. Nesse sentido, a avaliação ocupa-se com o levantamento dos principais problemas e a construção de alternativas para superá-los, na perspectiva de uma nova  configuração para o Curso de Pedagogia que vai desencadear novos processos avaliativos.

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