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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BORDIGNON, Genuíno. Avaliação na gestão de organizações educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.09, pp.401-410. ISSN 0104-4036.

Avaliação em educação, historicamente, tem-se constituído em processamento de julgamento dos alunos, tribunal a decidir sua trajetória escolar. Os estudos sobre avaliação. Os estudos sobre avaliação, centrados nos resultados, dedicam-se as análises metodológicas, buscando fidedignidade dos instrumentos para conferir "justiça" à classificação dos alunos. Recentemente começa a ganhar espaço a avaliação institucional, marcada pela concepção positivista da medição e classificação, agora institucional. Que novos paradigmas que novos fundamentos conceituais nos levarão a superar a prática classificatória da avaliação, situando-a na investigação das causas determinantes dos resultados? As reflexões trazidas ao texto aqui apresentado exercitam a construção desses fundamentos e oferecem um ensaio de propostas de avaliação da escola.

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