SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número09Avaliação na gestão de organizações educacionaisDe Sócrates ao ciberespaço: questões em educação para o terceiro milênio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

BARRETO, Márcia Simões Linhares. Políticas públicas: a necessidade de uma visão de totalidade em oposição a uma visão reducionista e fragmentada. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1995, vol.03, n.09, pp.411-420. ISSN 0104-4036.

Com o advento da globalização neste fim do milênio, a política do Estado mínimo e de acentuação do livre mercado - o neoliberalismo - busca expandir-se apoiada na revolução científico-tecnológica em curso, e que ora pretende crescer independente de regulamentação estatal. Ao se tomar a "mudança global" como conceito transdisciplinar, cada vez mais se faz necessária a pesquisa, no sentido de traçar o caminho revelador, não só para as ciências e humanas, como para outros co-participes, objetivando uma interdependência sincrônica. É para esta possibilidade que se pretende chamar a atenção. O objetivo é falar da esquizofrenia como fruto da divisão do mundo entre duas forças absolutamente contrapostas, mas igualmente poderosas: de um lado, o dever da globalização que nos acena, e de outro, o fantasma da fragmentação reinante, responsável não pela suposta globalização por interdependência como se propaga, mas pela competitividade ideada pela lógica própria do capitalismo na corrida do lucro. As colocações expressas envolvem conceitos de técnicas de "Comunidade Justa", Valores e Ecologia Humana, não desprezando os aspectos cognitivos da educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )