SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número10Enclaves de qualidade em universidades de massa? O Programa Especial de Treinamento (PET) da CAPES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

MELLO, José Manuel Carvalho de  y  ANDRADE, Emmanuel Paiva de. A dimensão cognitiva da engenharia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.10, pp.17-26. ISSN 0104-4036.

Recentes contribuições do campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia têm dado ênfase à visão da tecnologia como um corpo autônomo de conhecimento, buscando uma melhor compreensão do que lhe é específico, das características próprias do conhecimento tecnológico. Neste trabalho, a partir desta caracterização, apresentamos e discutimos elementos para uma conceituação do conteúdo do conhecimento relativo à engenharia, ou seja, da dimensão cognitiva da engenharia. Em adição, abordamos as atividades da engenharia - projetação, produção e operação de artefatos - geradoras de conhecimento, com destaque para a projetação. Por último, analisamos possíveis implicações destes conceitos no ensino de engenharia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )