Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
MELLO, José Manuel Carvalho de y ANDRADE, Emmanuel Paiva de. A dimensão cognitiva da engenharia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.10, pp.17-26. ISSN 0104-4036.
Recentes contribuições do campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia têm dado ênfase à visão da tecnologia como um corpo autônomo de conhecimento, buscando uma melhor compreensão do que lhe é específico, das características próprias do conhecimento tecnológico. Neste trabalho, a partir desta caracterização, apresentamos e discutimos elementos para uma conceituação do conteúdo do conhecimento relativo à engenharia, ou seja, da dimensão cognitiva da engenharia. Em adição, abordamos as atividades da engenharia - projetação, produção e operação de artefatos - geradoras de conhecimento, com destaque para a projetação. Por último, analisamos possíveis implicações destes conceitos no ensino de engenharia.