SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número11Escola pública de horário integral e qualidade de ensinoO processo de avaliação institucional numa universidade particular: curso e percurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

SILVA, Guilherme Gomes da  e  PIZZOLATO, Nélio Domingues. Avaliação gerencial da localização da rede de ensino público de Niterói - RJ. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.129-142. ISSN 0104-4036.

Este projeto tem como objetivos a avaliação da rede escolar pública de 1º grau de Niterói, tanto no aspecto distribuição espacial quanto na capacidade ofertada. O modelo matemático adotado foi o da P-mediana não capacitado, adotando a hipótese fundamental de que o aluno se dirige à escola mais próxima de sua residência, de forma que, ao nível macroscópico, a localização ideal é aquela que minimiza as distâncias percorridas pelo conjunto de alunos. O estudo concluiu que a atual distribuição de escolas públicas em Niterói é satisfatória, mas identificou alguma área onde a capacidade das escolas deve ser revista para mais ou menos. A pesquisa também avançou na proposta da localização ideal da rede escolar, porém esta não foi aprofundada, principalmente, pela presença maciça de alunos de outros municípios na rede escolar de Niterói, estimada em 14.953 pessoas, pois invalida o critério vizinhança casa-escola e exigiria conhecimento preciso deste fluxo, que tem motivações diversificadas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )