SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número11Avaliação gerencial da localização da rede de ensino público de Niterói - RJAplicação de modelo para avaliação da qualidade em educação: o caso de programas de pós-graduação e pesquisa em economia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

NUNES, Lina Cardoso; BRITO, Tânia Maria Rezende  e  SIMONETTI, Vera Maria Medina. O processo de avaliação institucional numa universidade particular: curso e percurso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.143-148. ISSN 0104-4036.

Este artigo se refere ao processo de avaliação institucional efetuado numa universidade particular brasileira, enfocando a ideologia existente no discurso da avaliação, destacando-se assim, tanto as questões fundamentais na realização de uma avaliação participativa e democrática, como os referentes à resistência à mudança. Este relato destaca a necessidade da comunidade acadêmica e dá ênfase aos aspectos qualitativos. O percurso detonou a criação de um Núcleo de Avaliação com a finalidade de desenvolver diversos projetos de avaliação e fundir o conhecimento, adquiridos através de projetos concluídos e outros ainda em fase de conclusão. A dificuldade de  conseguirmos investimentos orçamentários acoplado ao fato de numa instituição particular existirem pessoas que receiam pela perda de seus cargos/funções, tornaram mais complexa a continuidade do processo avaliativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )