SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número11O processo de avaliação institucional numa universidade particular: curso e percursoCultura, educação popular e escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

LESTE, Mário Roberto  e  VITTORIO, Wanderley. Aplicação de modelo para avaliação da qualidade em educação: o caso de programas de pós-graduação e pesquisa em economia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.149-157. ISSN 0104-4036.

Utilizando-se o modelo SERVQUAL de Parasuraman et al (1985), foi desenvolvida uma pesquisa para avaliação da qualidade de programas de pós-graduação e pesquisa em Economia, sob a ótica dos usuários. Foram avaliadas 04 instituições, sendo pesquisado um conjunto de duzentos e quatro alunos engajados em programas formais de pós-graduação. A pesquisa foi composta por uma parte qualitativa, onde foram levantados os fatores determinantes da qualidade dos referidos programas e uma parte quantitativa, quando as expectativas e percepções dos usuários foram medidas e avaliadas. Com isto, chegou-se às medidas dos chamados "hiatos da qualidade", diferenças das médias de expectativas e percepções. Para o levantamento das expectativas, pediu-se aos respondentes da pesquisa para imaginar o que  seria uma "instituição excelente" no mesmo setor de atividade em que se encontravam inseridos. Concluiu-se que alguns pontos onde as discrepâncias (hiatos) entre expectativas e percepções foram mais significativos merecem tratamento especial, através de um Programa de Melhoria da Qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )