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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ZALUAR, Alba  y  LEAL, Maria Cristina. Cultura, educação popular e escola pública. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.159-176. ISSN 0104-4036.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, em 1995, com o objetivo de discutir as relações entre a educação e a pobreza. O estudo explorou, com base das imagens forjadas por educadores e usuários da escola, a forma como esses atores avaliam e distinguem a escola do tempo parcial (escola comum) e a escola de tempo integral (CIEP) a partir de aspectos como: trabalho pedagógico, formação de professores, qualidade do ensino, sistema de avaliação, evasão e repetência, educação e cultura popular. Este último aspecto - relação entre "arbitrário cultural" (dominação) e "cultura popular" (libertação) é especialmente problematizado por meio da contribuição de pensadores da área de educação e ciências sociais.

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