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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

LOUREIRO, Marcos Corrêa da Silva; FALEIRO, Marlene de Oliveira Lobo  y  ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Subsídios para uma avaliação de currículo: o caso do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 1996, vol.04, n.11, pp.183-196. ISSN 0104-4036.

A reformulação curricular do Curso de Pedagogia da UFG, levada a efeito em 1984 num contexto de reforma dos currículos de todos os cursos daquela universidade com vistas à implantação do regime seriado anual, ocorreu em meio a amplas discussões sobre a formação do educador que vinham acontecendo em todo o Brasil desde o final da década de 70. Constitui-se em uma reformulação pioneira no país no que tange aos cursos de Pedagogia por ter voltado toda a formação do curso para a educação básica, extinguindo as chamadas habilitações técnicas, neste caso concreto constituído pelas habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar de 1º e 2º graus e Administração Escolar de 1º e 2º graus. A reformulação não foi consensual e, desde sua implantação tem sido alvo de constantes avaliações que apontam para a necessidade de nova reformulação, na qual a direção a ser tomada continua não consensual, sendo que as manifestações quanto ao sentido que deve tomar partem dos setores que foram favoráveis à implantação do currículo atual. No entanto, em uma nova reformulação é importante interpretar o silêncio dos que foram contrários à mesma, pois este revela a existência de uma face oculta das representações que o coletivo dos professores faz do curso, que, embora não se faça presente por sua eloqüência, faz-se por sua resistência.

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